Terça, 19 de Março de 2024 06:06
(41) 3072-0017
Anúncio
Recrutamento Recrutamento

Fluxograma No Recrutamento e Seleção

O fluxograma ampara o setor de Recursos Humanos e direciona o processo

20/03/2021 23h46 Atualizada há 3 anos
1.006
Por: Redação Fonte: Notícias Concursos
Fluxograma No Recrutamento e Seleção

A importância do fluxograma no processo de recrutamento e seleção

Para elaborar um fluxograma da área de recrutamento e seleção é importante que a empresa tenha desenhado a sua estratégia de acordo com a sua necessidade. Por isso, todas as sugestões podem ser adaptadas de acordo com a cultura, nicho e segmento da empresa.

Além disso, o fluxograma é pertinente a outros fatores, e, até mesmo, ao tamanho do setor de Recursos Humanos de cada empresa.

Etapas e faseamentos são importantes dentro de um fluxograma 

Todavia, o fluxograma parte do princípio da solicitação da abertura da vaga, e, em muitos casos, necessita de uma segunda etapa que é inerente a aprovação da diretoria. Após a aprovação da vaga, é feita uma entrevista entre o gestor e o profissional de recrutamento, dessa forma, é possível que haja um alinhamento do perfil desejado. Posteriormente, é feito o processo de divulgação da vaga. 

Por conseguinte, é necessário realizar a triagem para que então possa haver as entrevistas. Nessa etapa, o processo pode ser faseado de acordo com o nível da vaga e a atuação de cada empresa. Somente após todas essas etapas, o candidato inicia na empresa.

Alinhamentos internos e direcionamento dos fluxos 

Por isso, é importante que haja um fluxograma que ampare o processo da empresa de forma direcionada. Dessa forma, a empresa pode direcionar seus fluxos e alinhar com os gestores as necessidades das áreas.

Assim sendo, quando houver a necessidade de contratação, o fluxograma ampara o processo para que não haja uma sobrecarga dos demais funcionários e não ocorra falhas na produtividade por conta de falta de contratações.

 

Veronica Stivanim

Administradora e Pós-graduada em Gestão Estratégica. Autora de 04 títulos publicados, em vias de lançar o próximo. Livros sobre: Gestão de Pessoas, Romance, Contos e Poemas. Escritora, Redatora e Roteirista (Projetos para Canais do Youtube, Sites de diferentes assuntos, Artigos diversos). Atuação com empresas: Elaboração de treinamentos, desenvolvimento de textos para sites da organização (Institucional, Missão, Visão e Valores, etc). Colaboradora em projetos literários (Poemas, contos e análises de músicas). Blog de Poemas - Autoria própria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias