Para elaborar um fluxograma da área de recrutamento e seleção é importante que a empresa tenha desenhado a sua estratégia de acordo com a sua necessidade. Por isso, todas as sugestões podem ser adaptadas de acordo com a cultura, nicho e segmento da empresa.
Além disso, o fluxograma é pertinente a outros fatores, e, até mesmo, ao tamanho do setor de Recursos Humanos de cada empresa.
Todavia, o fluxograma parte do princípio da solicitação da abertura da vaga, e, em muitos casos, necessita de uma segunda etapa que é inerente a aprovação da diretoria. Após a aprovação da vaga, é feita uma entrevista entre o gestor e o profissional de recrutamento, dessa forma, é possível que haja um alinhamento do perfil desejado. Posteriormente, é feito o processo de divulgação da vaga.
Por conseguinte, é necessário realizar a triagem para que então possa haver as entrevistas. Nessa etapa, o processo pode ser faseado de acordo com o nível da vaga e a atuação de cada empresa. Somente após todas essas etapas, o candidato inicia na empresa.
Por isso, é importante que haja um fluxograma que ampare o processo da empresa de forma direcionada. Dessa forma, a empresa pode direcionar seus fluxos e alinhar com os gestores as necessidades das áreas.
Assim sendo, quando houver a necessidade de contratação, o fluxograma ampara o processo para que não haja uma sobrecarga dos demais funcionários e não ocorra falhas na produtividade por conta de falta de contratações.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas